O PROGRAMA

16-05-2018

DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UESPAR/ FACITEC - PROIC

O objetivo do Programa é promover a cultura da pesquisa científica dos estudantes de graduação, mediante o desenvolvimento de projeto de pesquisa sob orientação.

Entende-se por atividades de pesquisa científica: pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo (coleta de dados), atividade em laboratório, análise de dados, redação de relatórios, reuniões com o orientador, participação em seminários, participação em reuniões de grupo de pesquisa, entre outros. Os projetos de pesquisa nos quais os estudantes participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. A participação nestes projetos fornece um retorno aos acadêmicos na sua formação despertando vocação científica e incentivando na preparação para ingressar em cursos de pós-graduação.

São requisitos para participação no Programa:

I. Ser aluno regular de curso de Graduação da Uespar/Facitec;
II. Apresentar o projeto de pesquisa aprovado pela Comissão de Pesquisa e pelo Comitê de Ética.

III. Possuir Currículo Lattes atualizado;

IV. Ser orientado por docente da instituição.

O estudante receberá Certificado de conclusão de Iniciação Científica emitido pela Direção Acadêmica , após o cumprimento dos seguintes requisitos:

          I. Entrega de relatório das atividades desenvolvidas, aprovado pela Comissão de Pesquisa, semestralmente;

          II. Entrega de relatório final aprovado pela Comissão de Pesquisa, quando da conclusão do projeto;

          III. Apresentação do trabalho na Semana Acadêmica da Uespar/Facitec ou em outros eventos de pesquisa.     

OBJETIVOS DO PROGRAMA

  •  Possibilitar ao acadêmico contato direto com a atividade de iniciação científica;
  • Motivar acadêmicos pesquisadores a realizar apresentações dos trabalhos de iniciação científica para o público, seja em eventos internos ou externos;
  • Proporcionar ao acadêmico a aprendizagem de técnicas e métodos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente, a partir das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • Incentivar o acadêmico a participar de congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudos e sua futura área de trabalho;
  • Possibilitar ao acadêmico o desenvolvimento do seu espírito crítico, criatividade, organização, concentração e ampliação da sua visão de mundo para influenciar sua forma de atuação no mercado de trabalho;
  • Incentivar o acadêmico desde o primeiro ano a se envolver com atividades de pesquisa contribuindo para sua permanência na instituição;
  • Estimular docentes a engajarem acadêmicos no processo científico;
  • Estimular a produção científica da instituição.

 

DO PROFESSOR PESQUISADOR      

Para orientação dos projetos selecionados o professor orientador deve estar vinculado a um curso de graduação da instituição, ser mestre ou doutor.

São competências do professor orientador:

  • Encaminhar ao Coordenador de Pesquisa o(s) projeto(s) de pesquisa a ser(em) oferecido(s);
  • Encaminhar ao Coordenador de Pesquisa o plano de trabalho dos projetos aprovados;
  • Orientar acadêmicos nas distintas fases do trabalho científico, incluindo a elaboração de relatórios e material para apresentação dos resultados em eventos;
  • Acompanhar a frequência e o desempenho dos acadêmicos participantes do seu Projeto de Pesquisa obrigando-se a informar ao Coordenador de Pesquisa quaisquer ocorrências, bem como solicitar a substituição do acadêmico que não cumprir as atividades propostas;
  • Preencher e entregar ao Coordenador de Pesquisa a “Ficha de Acompanhamento” dos acadêmicos pesquisadores;

DOS ACADÊMICOS

  • Auxiliar o docente orientador no desenvolvimento de sua pesquisa, recebendo tarefas e orientação específicas;
  • Executar o plano de trabalho aprovado pela Comissão Interna de Seleção e Avaliação;
  • Apresentar os resultados finais da pesquisa, sob a forma de painel ou exposição oral, acompanhados de relatório, na semana acadêmica promovida pela instituição;
  • Dedicar-se ao desenvolvimento do projeto de pesquisa em ritmo compatível com as atividades exigidas pelo curso durante o ano letivo;
  • Fazer referência à sua condição de integrante do Programa de Iniciação Científica, quando da publicação de trabalhos em eventos científicos.

 

DURAÇÃO

6(seis) meses

Certificação pela Uespar/Facitec

ORIENTADOR

Docente/ Uespar/Facitec

INSCRIÇÃO

Na coordenação do programa e Secretaria acadêmica ou no site.

Cadastro de projetos no Programa de Iniciação Científica da Uespar/Facitec

Fluxo contínuo

O orientador inscreve projeto do estudante

O orientador administra processo de registro de frequência, pareceres sobre atividades.

COMPROMISSOS

Relatório Final

AUXÍLIO

Desconto para o acadêmico de 30% na última mensalidade

Remuneração para o orientador.

Atividades de Iniciação Científica podem contar horas para os estágios dos cursos de Licenciatura.

Carga horária será utilizada nas Atividades Complementares.

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