PEDAGOGIA | LICENCIATURA | NOTURNO | 4 ANOS

18 Mar 2019

O curso de Licenciatura em PEDAGOGIA propõe formar  um educador preparado no desenvolvimento do aluno, desde a criança, na idade mais tenra, na educação infantil, até o adulto. O profissional pedagogo é aquele que entende o processo do desenvolvimento infantil  e é capaz de receber a criança quando esta inicia sua etapa na vida escolar. Pode atuar em todas as etapas da educação, desde o berçário até os cursos de pós-graduação. O Profissional da área da pedagogia também atua nos Núcleos de Educação para Jovens e Adultos. Além da formação em Pedagogia, há uma preocupação em desenvolver competências de gestão, planejamento e inter-relação entre todos os segmentos das escolas públicas e privadas, ou seja, um profissional que irá participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO


Duração: 4 anos
Subtotal da Carga Horária do Curso: 3.224 horas
Atividades Complementares: 200 horas
Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado: 800 horas
 

PERFIL DO EGRESSO

 

O perfil do egresso segue as competências definidas pelas diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, CNE/CP 01/2006, na qual o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

a) Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

b) compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

c) fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização

na idade própria;

d) trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem

de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis

e modalidades do processo educativo;

e) reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

f) ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

g) relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos

didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

h) promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

i) identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

j) demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

l) desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional

e as demais áreas do conhecimento;

m) participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

n) participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

n) realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não- escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

o) utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

p) estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras  determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

 

MATRIZ CURRICULAR 2021

 

SEMESTRE

DISCIPLINAS

C/H

 

 

 

 

 

 

Docência

SEMESTRE

2020

Ensino e Aprendizagem em Língua Portuguesa- Conteúdos e Metodologias

72

Ensino e Aprendizagem em Arte- Conteúdos e Metodologias

72

Projeto de Vida

72

Projeto Integrador (Educação Infantil)

72

Atividades Multidisciplinares

72

 

 

360

2º SEMESTRE

 

Ensino e Aprendizagem em História e Geografia – Conteúdos e Metodologias

72

Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática – Conteúdos e Metodologias

72

Libras

72

Projeto Integrador

72

Atividades Multidisciplinares

72

 

 

 

360

 

 

 

 

 

Docência

TOTAL ANUAL

 

720

3º SEMESTRE

Teoria, Prática e Experiência – A relação com o processo de Formação de Docente

72

O Trabalho Docente e seu Campo de Atuação

72

Projeto Integrador

72

Atividades Multidisciplinares

72

Estágio Curricular Obrigatório

100

 

 

388

4º SEMESTRE

 

Psicomotricidade e Educação Física- Conteúdos e Metodologias

72

Transtornos globais do desenvolvimento

100

Projeto Integrador

100

Atividades Multidisciplinares

72

Estágio Curricular Obrigatório

100

 

 

 

444

Gestão Escolar

TOTAL ANUAL

 

832

 

 

 

5º SEMESTRE

 

Organização do Trabalho Pedagógico na Ed. Infantil

100

Projeto Político Pedagógico e Gestão Democrática/ Políticas Educacionais

72

Projeto Integrador

100

Atividades Multidisciplinares

72

Estágio Curricular Obrigatório

100

 

 

444

 

6º SEMESTRE

 

Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental

100

Administração Escolar – pedagógicas, administrativas e financeiras

100

Projeto Integrador

100

Atividades Multidisciplinares

72

Estágio Curricular Obrigatório

100

 

 

 

472

Gestão

Escolar

TOTAL ANUAL

 

 

916

7º SEMESTRE

 

Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio

100

Formas de Comunicação Humana e as Tecnologias no Contexto Educacional

100

Projeto Integrador – TCC –

100

Atividades Multidisciplinares

72

Estágio Curricular Obrigatório

100

 

 

 

472

 

Gestão Não Escolar

SEMESTRE

Empreendedorismo

72

Educação e Ambientes Educacionais – Pesquisa em Educação

100

Tópicos especiais em Práticas Inovadoras Educacionais

68

Projeto Integrador  - TCC

120

Estágio Curricular Obrigatório

100

 

 

 

460

 

TOTAL ANUAL

 

954

 

TOTAL

 

 

3400

 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200

 

TOTAL DA CARGA HORÁRIA DO CURSO

3600

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL 

O egresso do curso de Pedagogia poderá atuar como professor na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano),no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Cursos de Formação Docente nível Médio e em Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar.

Além disso, o pedagogo poderá atuar nas áreas de gestão educacional, coordenação e supervisão pedagógica e na orientação educacional de processos educativos nos diferentes níveis da educação básica e em contextos educativos não-escolares.

 

REGIME DE APROVAÇÃO

A nota é obtida bimestralmente compreendendo provas e trabalhos escritos e de pesquisa, apresentação de seminários e artísticas, mapa conceitual, gráficos, entre outros. A atribuição dos pesos das avaliações é de competência do professor. Para a aprovação o acadêmico deverá obter média 7,0 (sete). Em relação à frequência, a legislação estabelece um mínimo de 75% (setenta e cinco) que deverá ser cumprido pelo acadêmico para fins de aprovação.

Atendida a exigência do mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades, o(a) acadêmico(a) é considerado aprovado na disciplina quando obtiver média geral anual de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). O(a) acadêmico(a) que obtiver média geral de aproveitamento igual ou maior a 4,0 (quatro inteiros) e menor que 7,0 (sete inteiros), deverá prestar exame final na respectiva disciplina. O(a) acadêmico(a) que tiver prestado exame final, para aprovação, deverá obter, no mínimo, média final igual ou superior a 6,0 (seis inteiros), resultante da média aritmética entre a média geral de aproveitamento da disciplina e o exame.

 

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Eliane Maria Cabral Beck
pedagogia@uespar.edu.br

Link do currículo lattes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774470A0

Autorização pela Portaria nº 104, de 22/02/2019, DOU nº 40, Seção 1, pág. 38 e 39  de  26/02/2019.

 


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