ESPORTES

A prática de esportes é muito importante para a saúde física e mental das pessoas. Entre os principais benefícios estão:

  1. Melhora da saúde cardiovascular: a prática regular de esportes ajuda a fortalecer o coração e os pulmões, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

  2. Fortalecimento muscular e ósseo: a prática de esportes ajuda a fortalecer os músculos e ossos, prevenindo doenças como osteoporose e sarcopenia.

  3. Controle do peso: os esportes ajudam a queimar calorias e controlar o peso, reduzindo o risco de obesidade e doenças relacionadas.

  4. Redução do estresse e ansiedade: a prática de esportes libera endorfina, substância que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

  5. Desenvolvimento social e emocional: a prática de esportes em equipe ajuda a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, cooperação, liderança e comunicação.

  6. Melhora da autoestima: a prática de esportes ajuda a melhorar a autoestima e a confiança das pessoas, proporcionando uma sensação de realização e superação pessoal.

Por esses motivos, é importante que as pessoas pratiquem esportes regularmente, de acordo com suas habilidades e condições físicas, buscando sempre a orientação de um profissional de educação física. 

Conheça a seguir as modalidades ofertadas no Colégio Terra do Saber! 

O futsal pode ter um impacto positivo na aprendizagem de crianças e jovens, ajudando-os a desenvolver habilidades físicas, cognitivas e sociais. O Desenvolvimento físico ajuda a melhorar a coordenação, equilíbrio, agilidade e resistência física das crianças e jovens. O futsal também ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio rápido, tomada de decisão e resolução de problemas. Os jogadores precisam estar sempre alertas e tomar decisões rápidas para ter sucesso no jogo. Além disso, esta modalidade de esportes pode ajudar a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação e liderança. pois os jogadores precisam se comunicar e trabalhar em conjunto para marcar gols e vencer jogos.

Jogar futsal pode ser uma forma divertida e saudável de atividade física, ajudando as crianças a reduzir o estresse e a ansiedade e melhorar o humor e o bem-estar geral. Por essas razões, o futsal pode ser uma excelente ferramenta para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil e juvenil.

O volei é jogo muito rápido e dinâmico, com uma grande ênfase no trabalho em equipe e na comunicação entre os jogadores. É um esporte que requer habilidades físicas, como agilidade, coordenação e resistência, além de habilidades cognitivas, como raciocínio rápido, tomada de decisão e resolução de problemas. Além de ser uma atividade física divertida e saudável, jogar vôlei também pode ajudar a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, liderança e comunicação. É uma excelente forma de melhorar a autoconfiança e a autoestima, além de promover a amizade e a interação social entre os jogadores.

O judô é uma arte marcial que envolve princípios básicos que desenvolve a autodefesa, melhora a concentração, a disciplina, a coordenação motora e a respiração, envolvendo os três princípios básicos que são: obter a máxima eficiência com o mínimo de esforço, obter prosperidade e benefícios mútuos e usar da melhor forma a sua energia. Valores esses que trabalham tanto a parte física quanto a parte mental da criança, ensinando a respeitar os adversários, obedecer ao treinador, saber controlar o corpo e manter a calma. Além disso, o judô consegue envolver a criança em uma atividade física e lúdica, já que a arte marcial pode ser vista como uma brincadeira ou momento de descontração, o que é muito importante para a criança, já que o esporte deve sempre ser prazeroso.

O jogo de xadrez promove a concentração e ajuda no seu desenvolvimento e desempenho escolar. É um instrumento pedagógico lúdico e potencializa o ensino-aprendizagem dialógico, empático e impulsionador das competências e habilidades de forma interativa, envolvente, autônoma, com participação qualitativa dos sujeitos da comunidade escolar. Por ser um jogo que reproduz uma situação de disputa, mas num contexto lúdico no qual cada jogador tem de criar as suas estratégias, essa atividade proporciona muito mais que uma opção de lazer. Do ponto de vista pedagógico o xadrez estimula capacidades do desenvolvimento cognitivo, como raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um fim; organizar uma variedade de elementos para uma finalidade; imaginar concretamen- te situações futuras e tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

O ballet, considerado uma arte cênica, pois, busca contar uma história através da evolução de danças e movimentos corporais que exigem dedicação combinando atividades físicas com musicalidade, lateralidade, coordenação motora e um pouco de teatralização, esta é considerada uma atividade bastante completa para as crian- ças. Além disso, o ballet auxilia na concentração, postura e ritmo, que são importan- tes para muitas outras atividades. Para crianças que têm dificuldade de concentração na escola, por exemplo, o ballet é uma atividade super indicada para auxiliar nessa questão, trabalhando diretamente em conjunto com a escola da criança.


Notícias Relacionadas

OLÁ ALUNO(A).
ACESSE SUA CONTA!

OLÁ PROFESSOR(A).
ACESSE SUA CONTA!

ESQUECEU SUA SENHA?

Informe o seu RA e sua senha será enviada no e-mail cadastrado.

TOP