PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade de Ciência e Tecnologia – FACITEC é um documento que apresenta os objetivos, as metas e as ações para o período 2017 a 2021. O PDI é um compromisso da Instituição de Ensino Superior (IES) com o Ministério da Educação (MEC). O documento expressa a identidade da Instituição no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe e às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações.


Todo o conteúdo do PDI da FACITEC leva em conta as demandas da sociedade, num horizonte que propõe mudanças de ordem social e econômica e em sintonia com os objetivos do milênio, e a melhoria do índice de desenvolvimento humano e social, buscando afirmar uma consciência voltada para a harmonia e a preservação do ecossistema.


Durante quatorze anos de funcionamento, a FACITEC marcou sua trajetória na busca pela excelência e procurou ampliar cada vez mais suas atividades nas áreas de ensino, iniciação científica e extensão, realizando um trabalho de qualidade que já se faz notar pela sua aceitação na comunidade acadêmica.
Na visão de um futuro ideal para os cinco anos vindouros, a FACITEC propõe a consolidação de uma instituição democrática, autônoma e comprometida com os valores de justiça social e cidadania, buscando contribuir, por meio de ações integradas de ensino, iniciação científica e extensão, fomentando o espírito crítico e criativo da comunidade acadêmica.


A discussão para a reescrita do PDI para 2017 a 2021 foi iniciada em setembro de 2016, quando criou uma Comissão para analisar o PDI do quinquênio anterior verificando as metas e ações propostas e o que foi concluído ou não. Foram várias as reuniões realizadas com os integrantes da Comissão, os setores e muito estudo em caráter individual e coletivo.


Assim, a FACITEC construiu seu novo PDI, estruturando-o com base no artigo 16 do Decreto N.º 5.773, de 9 de maio de 2006. A partir das discussões, cada setor elaborou um texto descritivo com quadro de objetivos, metas e ações para o novo quinquênio. Considerando que o PDI deve ser um documento dinâmico e que acompanha a evolução da sociedade, este documento passou por uma nova reestruturação a partir de discussões de gestão acadêmica, administrativa, NDE e Colegiado de Curso com aprovação do Conselho Superior da proposta de implantação 7 de novos cursos previstos para a vigência do PDI.


O PDI oferece subsídio para avaliar a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e especialmente o compromisso e responsabilidade social por meio da valorização de sua missão a promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade. Todas as ações realizadas no âmbito da FACITEC são pautadas por um objetivo comum, a geração de conhecimentos socialmente referenciados. Portanto, é necessário trabalhar a autoconsciência institucional no cumprimento de sua missão, procurando compreender a prática institucional em consonância com as práticas projetadas nos PDI, PPI e PPCs, identificando coerências e distanciamentos, integrando ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), envolvendo a Autoavaliação Institucional aos valores éticos, sociais e políticos, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, constituída nos termos da Lei, conta com a participação dos docentes, discentes, técnicos administrativos e sociedade civil, proporcionando maior representatividade, o acompanhamento e desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos e dos setores administrativos com o propósito de conhecer e promover a satisfação do acadêmico e colaborador dentro da Instituição. A parte dois do PDI apresenta o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), uma vez que as formas de organização dos trabalhos de ensino são a essência do PDI. As orientações contidas no PPI guiam todo o planejamento do ensino na busca da qualidade.

Assim, a FACITEC integra o tripé buscando conceber políticas institucionais e estratégias de ensino, de produção científica e a extensão, implementando inovação no atendimento às necessidades sociais regionais e políticas nacionais de educação. O PDI está estruturado de modo a refletir as atividades que deram suporte à sua elaboração, mostrando o que a Instituição é, o que deseja ser e como planeja seu futuro, de acordo com as políticas institucionais de gestão e dos instrumentos que dão suporte às novas ações.

A reestruturação do PDI deve refletir as experiências e visões acumuladas pelos colaboradores institucionais, em quatorze anos de caminhada, buscando ampliar o seu universo acadêmico, atingindo um cenário prioritário para a maioria e buscando atingir o futuro que pretende construir.


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