GRUPOS DE ESTUDO

18-05-2018

Os Grupos de Estudo da Uespar/Facitec  têm como objetivos disseminar conhecimento gerado na área e estimular a realização de estudos e pesquisas científicas entre os discentes e docentes; fomentar a prática de discussão e difusão do conhecimento técnico e científico e colaborar na formação básica de discentes interessados em realizar a prática de iniciação científica e de atividades acadêmicas de reforço ao conhecimento teórico e prático conjuntamente com outros estudantes e docentes do munícipio de Palotina.

Para seu funcionamento deve ter um líder do Grupo, coordenador e responsável pelo Grupo, colaboradores, internos e externos quando se aplicar a estudantes da graduação e pós-graduação. Quando de grupos que se organizam com temáticas voltadas para Licenciatura, podem-se incluir estudantes de cursos de Formação Docente.

É dever do Coordenador encaminhar solicitação de funcionamento à Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, vincular e acompanhar os integrantes do Grupo, organizar, promover e supervisionar os estudos, pesquisas e demais atividades do Grupo, excluir pesquisadores ou estudantes que não mais façam parte do grupo e incluir novos participantes; efetuar o controle de frequência dos membros do Grupo; elaborar os relatórios e documentos referentes ao Grupo e elaborar e arquivar documentos referentes às atividades do Grupo.

Todo e qualquer discente da Uespar/Facitec, poderá se candidatar a participar de um Grupo de Estudo. Além disso, são aceitas adesões e inclusões de participantes externos à instituição, tais como pesquisadores, colaboradores, palestrantes e discentes de outras instituições, sendo sua adesão condicionada à aprovação do coordenador do Grupo.

Os grupos têm suas atividades e projetos aprovados pelo colegiado do respectivo curso ao qual estão vinculados, sendo institucionalizados pela Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e devem ser autorizados pela Uespar/Facitec para iniciar seu funcionamento.

O Grupo poderá contar com o auxílio de profissionais e estudantes externos, que atuem nas áreas afins, na condição de colaborador.

Compete ao Colaborador orientar membros do Grupo no decorrer das atividades, estimulando o autodesenvolvimento dos membros e sua introdução no meio profissional/acadêmico; transmitir seus conhecimentos e experiências ao Grupo, para aprimorar o desempenho das atividades realizadas pelo mesmo.

Para a participação nos grupos de estudo, os colaboradores dependem da anuência do coordenador, bem como dos interesses do Grupo, além disso devem  cumprir com os compromissos descritos neste Regulamento,  participar ativamente das reuniões, e atividades relacionadas ao Grupo,  adequar-se à carga horária estabelecida para a participação do grupo com frequência mínima de 75% de presença nas atividades e  zelar pela pontualidade nas reuniões e demais atividades.

A carga horária do Grupo de Estudo deverá ser estabelecida no cronograma próprio.

Para integralização das horas nas Atividades Complementares dos participantes, faz-se obrigatório o cumprimento mínimo de 75% de frequência nas atividades do Grupo.

Cabe ao coordenador do Grupo encaminhar o Projeto contendo: nome do Grupo, Coordenador, objetivos, plano de atividades e calendário  com  o seu cronograma de atividades.

O Grupo deve ter suas atas arquivadas com as pautas de estudo, datas e horários, início e término, descrição de atividades realizadas bem como, lista de frequência dos participantes.

Os resultados finais das discussões deverão ser apresentados em forma de artigo, conforme normas propostas pela instituição e disponíveis em na página:http://uespar.edu.br/servicos/programa-de-iniciacao-cientifica-da-uespar -facitec-proic .