Módulo Extreme Financeiro

O Módulo Extreme Financeiro oferece uma nova alternativa de aprendizagem. Totalmente direcionado a prática profissional, com apresentações e estudos de cases de sucesso e simulações de negócios, desenvolve habilidades relacionadas à promoção de novos empreendimentos e de mudanças organizacionais. 

 

 

 

 

Tempo de Duração

 5 meses – 105 horas

Aulas

Sextas-feiras (19h às 22h30) e Sábados (8h30 às 12h)

Disciplinas

Contabilidade Introdutória (21h)

18 e 19 de agosto / 25 e 26 de agosto / 01 e 02 de setembro

Gestão Estratégica de Custos e Formação de Preços (21h)

15 e 16 de setembro / 22 e 23 de setembro / 29 e 30 de setembro
 

Planejamento Estratégico (21h)

06 e 07 de outubro / 20 e 21 de outubro / 27 e28 de outubro
 

Gestão Financeira e Viabilidade de Projetos (21h)

10 e 11 de novembro / 17 e 18 de novembro / 24 e 25 de novembro
 

Orçamento Empresarial (21h)

01 e 02 de dezembro / 08 e 09 de dezembro / 15 e 16 de dezembro

 

Ementas

 

Contabilidade Introdutória (21h)

Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas e despesas.

Contabilização de Receitas e despesas. Estrutura e Elaboração de demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração Fo Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Principais Alterações da Lei 6.404 e implementação da Lei 11.638.

Gestão Estratégica de Custos e Formação de Preços (21h)

Conceitos Básicos de Custos. Classificação dos Custos. Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. Departamentalização e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produção. Centros de Custos de Apoio. Critérios de Rateio.Sistema de Apuração de Custos por Absorção. Conceito e objetivo. Sistema simplificado. Custeamento por Centros de Custos. Sistema de Custeio por Atividade - ABC. Definição de Processos e Atividades. Procedimentos para coleta de dados. Atividades que agregam e não agregam valor. Rateio convencional e direcionamento de Custos. Roteiro de Implantação. Custeio Variável/Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Alavancagem. Teoria das Restrições. Despesas e Ganhos. Restrições (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produção e Vendas. Formação de Preço de Vendas. Preço, Margem e Mark Up. Impostos Incidentes sobre o Preço. Preços e Custos à Vista e à Prazo.

Planejamento Estratégico (21h)

Mecanismos de planejamento e funcionamento da gestão estratégica, aprimorando nos participantes a habilidade de analisar e compreender estratégias eficazes das empresas inseridas em mercados dinâmicos e competitivos. Aspectos abordados: Gerenciamento estratégico e competição; O processo do gerenciamento estratégico; Análise do ambiente competitivo; Análise do ambiente interno; Vantagem competitiva e escopo competitivo; Cadeia de valor; Tipos de estratégias; Dinâmica competitiva; Aquisições e reestruturação; Estratégias cooperativas; Estratégia internacional e globalização.

Gestão Financeira e Viabilidade de Projetos (21h)

Relacionamento do projeto com o plano de negócios. Visão de retorno da organização. O processo de planejamento estruturado de uma organização. Plano de Investimentos: horizonte e relacionamento. Alinhamento entre planos estratégicos e tático. Aderência estratégica dos Projetos. Algumas técnicas de análise. Roteiro de Elaboração de Plano de Negócios. Questões financeiras inerentes aos projetos. Aspectos monetários e não monetários da gestão de projetos. Gastos: despesas, custos, investimentos e perdas. Demonstrações Financeiras e seu relacionamento. Modelo para estruturação de fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Métodos de avaliação de investimentos. Métodos Baseados no Resultado Econômico-Financeiro. Taxa de Retorno Contábil. Custo de Oportunidade. Questões Relevantes na utilização dos métodos de avaliação de investimentos. Cases de viabilidade econômico-financeira em projetos. Case de Venda de Novos Produtos/Serviços. Case de Abertura de Novas Unidades de Negócio. Case de Aquisição de Equipamento de alto valor de investimento (Modelo de seleção de fornecedores e equipamentos).

Orçamento Empresarial (21h)

Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo de Caixa Projetado.

 

Corpo Docente 

 Prof. Dr. Cláudio Metzner

Doutorando em Administração, pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de Curitiba PR, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS), UNIOESTE, Mal Cdo Rondon Pr, especialista em Gestão Financeira, Unioeste (1998), e em Gestão de Custos e Orçamentos (1996), com graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1991). Professor no Processo Seletivo Simplificado (PSS), regime T- 40, na UNIOESTE(Universidade Estadual do Oeste do Paraná), campus de Marechal Cândido Rondon Pr, nas disciplinas de Contabilidade Tributária, Finanças Pessoais e Mercado de Capitais, Introdução à Contabilidade de Gestão e Administração de Custos; Tem experiência na área de Contabilidade Gerencial, com ênfase em Gestão Financeira Pessoal e do Capital de Giro; Economia e Finanças Corporativas; Experiência profissional e acadêmica, Professor de cursos de Graduação e Pós graduação, nos temas de Gestão de Negócios, Finanças Pessoais e Empresariais, Investimentos, Negociações Estratégicas e Liderança. Palestrante nas áreas de Finanças Comportamentais e Educação Financeira. Certificado CPA 20, pela ANBIMA (Associação Nacional de Bancos de Investimentos e Mercado Aberto), instrutor de Cursos Preparatórios Anbima nos níveis - CPA 10 e CPA 20. 

 Prof. Dr. Valnir Brandt

Doutor em Contabilidade pela Universidade do Minho em Braga, Portugal (2016), Mestre em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP (2000). Especialização em Gerência de Custos e Orçamento pela UNIOESTE (1996). Graduação em Ciências Contábeis pela UNIOESTE (1984). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças, capital de giro, análise de balanços, análise financeira, balanço social, gestão do conhecimento, evidenciação de ativos intangíveis. Desde 2003 atua como avaliador de cursos para o INEP/MEC. Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA - da Unioeste campus de MCR, com mandato de 01/01/2016 a 31/12/2019. 

 Prof. Ms. Ronildo Chiarardia

Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Semente, Especializações em Metodologia do Ensino Superior, Administração Rural, Administração de Empresas com ênfase em cooperativas. Bacharel em Ciências Jurídicas e Engenharia Agronômica. Atuou como gestor em grandes empresas paranaenses e hoje presta consultoria em Planejamento Estratégico para todo o Brasil.

Prof. Dr. Carlos Alberto Piacenti 

Em 2015 recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa em Economia pela Universidad Nihon Gakko; Doutor em Economia Aplicada (2008), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1988), Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (1984). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, ministrando aula no Curso de Economia (graduação) e no Programa de Pós-Graduação(Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, períto do Conselho Estadual de Educação. Pesquisador do GEPEC e consultor do Informe GEPEC (Online), da Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Revista Paranaense de Desenvolvimento (IPARDES), Revista Econômica do Nordeste (REN). Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificacion da Venezuela. Foi Secretário Municipal da Fazenda do Município de Toledo e Diretor Financeiro da Empresa de Desenvolvimento Urbano - EMDUR. Obteve a segunda colocação no prêmio Economista Acadêmico do Ano - 2009, instituído pelo Corecon-PR. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, análise regional, economia regional, oeste paranaense e Paraná, elaboração e análise de projetos públicos e privados com ênfase em viabilidade econômica e social. Exerceu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Araucária e Coordenador Estadual do Fundo Paraná - UGF da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior - SETI, Coordenador Estadual do PEIEX e Coordenador Estadual no Fórum de Pequenas e Micros Empresas no PR. Eleito vice-reitor da Unioeste para a gestão de 2012 a 2015. 

 

Investimento

6 parcelas de R$ 580,00.  30% de desconto para alunos ou egressos da UESPAR e empresas associadas da ACIPA. Taxa de pré-matrícula: R$ 150,00 (o valor da taxa será abatido na primeira mensalidade).

Mais Informações: posgraduacao@uespar.edu.br


Notícias Relacionadas

  • Módulo Extreme em Gestão de Pessoas

    Módulo Extreme em Gestão de Pessoas

    O Módulo Extreme Gestão de Pessoas oferece uma nova alternativa de aprendizagem. Totalmente direcionado a prática profissional, com apresentações...
  • Módulo Extreme em Marketing

    Módulo Extreme em Marketing

    O Módulo Extreme em Marketing oferece uma nova alternativa de aprendizagem. Totalmente direcionado a prática profissional, com apresentações e es...

 

Ver todas as notícias relacioandas

OLÁ ALUNO(A).
ACESSE SUA CONTA!

OLÁ PROFESSOR(A).
ACESSE SUA CONTA!

ESQUECEU SUA SENHA?

Informe o seu RA e sua senha será enviada no e-mail cadastrado.

TOP