UESPAR realiza projeto de compostagem em parceria com o poder público, Rotary e empresas

Pesquisas apontam que 50% do lixo depositado nos aterros sanitários das cidades é orgânico. Este acúmulo atrai insetos e animais que podem transmitir doenças. Mas o lixo orgânico pode ser um excelente recurso de adubação e compostagem.

Pensando nisso, a UESPAR FACITEC desenvolveu o projeto Dedinho Verde, que visa por meio da conscientização ambiental, a correta separação de resíduos e posterior destinação final adequada, implementar um conceito de sustentabilidade, propondo a transformação de materiais orgânicos em adubo por meio da técnica de compostagem.

 

PROJETO PILOTO E INOVADOR

Docentes e acadêmicos dos cursos de Artes Visuais e Administração da instituição se envolveram com o propósito e estão desenvolvendo um projeto piloto.

Pretende-se replicá-lo para outras turmas e outros colégios, pois se entende que ensinar e conscientizar crianças sobre a importância da compostagem é o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável do planeta.

“As crianças serão as disseminadoras da compostagem dos resíduos orgânicos gerados na escola e em suas casas. Além de ser uma questão crucial para a manutenção da sustentabilidade no planeta, a criação de um projeto de separação e reaproveitamento dos resíduos orgânicos na escola é, também, uma excelente maneira de envolver diretamente os acadêmicos com a comunidade”, explica a coordenadora do curso de Administração da UESPAR FACITEC e uma das coordenadoras do Dedinho Verde, Silvana Filippi Chiela Rodrigues.

 

PARCEIROS

A UESPAR FACITEC é parceira do Rotary Clube Pioneiro, Trevisan Equipamentos Agrícolas, Loja Catarinense e Secretaria Municipal de Educação e Cultura na execução do projeto.

 

RECURSOS

A partir de 2018 este projeto se integra ao Projeto Palotina Recicla o Orgânico financiado com recursos do FNMA/MMA.


Notícias Relacionadas

 

Ver todas as notícias relacioandas
  • Jovens talentos formam uma banda na faculdade

    Jovens talentos formam uma banda na faculdade

    Em cima do palco eles surpreendem toda vez que se apresentam. Revelados pela Mostra de Talentos da Uespar, sete jovens montam uma banda que promete ag...
  • Xô timidez

    Xô timidez

    Atividades do curso de Artes Visuais exercitam voz, expressão corporal e improviso. Aprendizado supera a timidez e traz benefícios que vai dos palco...
TOP