Uespar e OAB promovem o encerramento do projeto Semeando Cidadania

29 Nov 2018

Alunos, pais, professores do Colégio Estadual  Santo Agostinho, acadêmicos e professores da Uespar/Facitec e advogados da OAB Subseção de Palotina estiveram reunidos na noite de ontem (dia 28) para o encerramento do projeto Semeando Cidadania.

O encontro teve como objetivo apresentar aos participantes todas as ações realizadas durante o ano e entregar os certificados aos adolescentes - participantes do projeto.

Houveram ainda apresentações de paródias da acadêmica de Artes Visuais, Alessandra Aparecida da Silva Machado e dos alunos do colégio Santo Agostinho.

Lacy Maria Riedi, diretora pedagógica da Uespar/Facitec, parabenizou em sua fala todos os envolvidos no projeto e agradeceu a dedicação dos estudantes e dos organizadores.

Evandro Mauro Vieira Moraes, representando a OAB, destacou a importância de tratar o assunto cidadania na infância e adolescência.

A juíza de direito da Vara Criminal, Maria Tereza Thomaz, foi convidada para dar uma palestra encerrando as atividades do projeto. Ressaltou em vários momentos o papel dos pais, da escola e do próprio adolescente na formação dos valores do ser humano. “O mundo que queremos para os nossos filhos, depende dos filhos que queremos para o mundo.”

Projeto Semeando Cidadania

O projeto de extensão “Semeando Cidadania” foi proposto para os alunos do 6° ano do colégio Santo Agostinho. A ideia surgiu entre professores da Uespar/Facitec e teve como objetivo promover na escola, na sala de aula e na família, trabalhos e atividades que favoreçam a convivência pautada na tolerância, no diálogo e no respeito às diferenças para assegurar que os conflitos inerentes ao relacionamento humano sejam resolvidos de forma não violenta, com base nos valores tradicionais de paz, incluindo-se a justiça, a liberdade, a equidade, a solidariedade, a tolerância e o respeito pela dignidade humana.

Em parceria com a OAB Subseção de Palotina e Colégio Estadual Santo Agostinho, as professoras da Uespar Lacy Maria Riedi, Eliane Maria Cabral Beck, Ediana Maria Noatto Beladelli e Daiane Acco Rossarola Becker conduziram as atividades com a turma, que tiveram início no mês de maio e encerraram-se neste mês.