Projeto Dedinho Verde encerra com o plantio de árvores

Durante sete meses, 45 alunos do 4º ano da Escola Joaquim Monteiro Martins Franco participaram do projeto Dedinho Verde, idealizado por professores e acadêmicos de Artes Visuais e Administração da Uespar/Facitec em parceria com o Rotary Club Palotina Pioneiro.

O projeto de extensão piloto iniciou no mês de abril deste ano com o objetivo de promover a conscientização ambiental para a correta separação de resíduos e posterior destinação final adequada, implementando um conceito de sustentabilidade para a transformação de materiais orgânicos em adubo por meio da técnica de compostagem.

As atividades se dividiram em aulas dinâmicas, visitas técnicas e muita prática. Em cada encontro as crianças levavam restos de cascas de frutas, verduras, pó de café e erva de tererê para colocar nas composteiras e acompanhar o processo de transformação destes resíduos em composto orgânico.

“Procurávamos sempre seguir os passos para realizar o processo de compostagem com as crianças, propondo várias atividades ao longo do ano para chamar a atenção e instigar o interesse dos alunos para o projeto”, destaca a coordenadora do projeto na Uespar/Facitec, Silvana Fillippi Chiela Rodrigues.

As crianças acompanharam também a colocação de minhocas, mexeram na terra, discutiram a importância de buscar alternativas para diminuir a quantidade de lixo que é descartado no aterro sanitário do município, inclusive fazendo uma visita ao local.

O projeto foi finalizado nesta sexta-feira, dia 26, com o uso do composto para o plantio de mudas de árvores.

“Nós rotarianos nos sentimentos orgulhosos de termos participado e contribuído para a educação e transformação de um problema ambiental em solução, protegendo o meio ambiente por meio dessa ação simples, mas de resultados grandiosos”, diz a rotariana Adelaide Petry Paludo.  

Na opinião da professora Laiane Barazetti, os alunos colheram muitos frutos com a experiência que tiveram no projeto Dedinho Verde. “Além do conhecimento teórico puderam explorar na prática, vivenciando passo a passo do processo da compostagem. Com certeza, é um aprendizado que levarão para a vida toda”, diz.

O projeto de extensão teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o patrocínio do Rotary Club Palotina Pioneiro, Beto Martelinho de Ouro, Trevisan e Loja Alternativa Certa.

 


Notícias Relacionadas

 

Ver todas as notícias relacioandas
TOP