Planejamento Estratégico como ferramenta para projeção das empresas

Espelhar-se em projetos de sucesso. Esta velha premissa fez jus ao II Seminário Empresário de Sucesso UESPAR. O evento aconteceu no dia 27 de agosto no Teatro Municipal de Palotina. Três reconhecidos empresários mostraram, aos participantes do evento, como o Planejamento Estratégico motivou-os a impulsionar o desenvolvimento de suas empresas.  

A ferramenta empresarial faz parte da estratégia de todas as empresas que almejam crescer. Como o próprio significado da palavra aponta, planejar estratégias requer informações, conhecimento de mercado e eficiência para que as decisões tomadas estejam de acordo com a missão e visão de futuro da organização.

O mediador do Seminário, professor, consultor e palestrante Ronildo José Chiaradia Filho abordou a importância da ferramenta para empresas e profissionais. “O planejamento não é uma ferramenta exclusiva de grandes empresas. Pode ser utilizado por qualquer um que deseja organizar processos, lançar metas ou projetar resultados”, reforçou.

Organizado pela UESPAR, com apoio do jornal Folha de Palotina e gráfica Imprevale, o evento contou com a participação de estudantes e profissionais. “Nosso objetivo com o Seminário é incentivar estudantes a empreender e motivar, por meio de exemplos de sucesso, a se espelhar em ações que deram certo”, disse o presidente da UESPAR, Mércio Paludo.

 

Descobrindo oportunidades nas dificuldades

Ingo abriu em 1999 a empresa nos fundos de sua própria casa. Em 2005 lançou a primeira máquina exclusiva para a fabricação de Milk Shake do Brasil - a TECSOFT F1. Com o mesmo ideal de inovação constante, a TECSOF está difundindo este ano a Air Soft, seu mais ambicioso projeto que visa oferecer um novo conceito de tecnologia e rentabilidade para o empreendedor do ramo de sorvetes. Hoje a TECSOFT é uma das maiores do segmento, possui certificação IS0 9001 e tornou-se a primeira empresa 100% nacional de seu segmento a atender a portaria 371 do INMETRO. 

Foi assim, descobrindo oportunidades nas dificuldades, que o proprietário e administrador da TECSOFT, de Marechal Cândido Rondon, Ingo Hort, transformou sua pequena empresa de fundo de garagem em uma das maiores do segmento de máquinas de sorvete expresso do Brasil. “As maiores dificuldades na minha vida me trouxeram as melhores oportunidades”, revelou o empresário que criou a TECSOFT para resolver problemas de pós-vendas, que nenhuma empresa do país conseguia resolver. Com habilidades técnicas em mecânica, Ingo decidiu superar em qualidade os equipamentos já existentes. Aliás, esta se tornou a missão de sua empresa. “Sucesso para mim é oferecer produtos de qualidade sempre”, afirma.

 

RECEITAS DE SUCESSO

  • Descubra uma deficiência no mercado e dedique-se em resolvê-la. A solução do problema poderá se tornar um excelente negócio para você
  • Valorize as pessoas que trabalham contigo
  • Pior que treinar um funcionário e vê-lo sair é não treinar e ver ele ficar. A empresa só cresce se as pessoas que a formam crescerem também. Portanto, invista em treinamentos e capacitações para você e seus colaboradores

 

Excelência em qualidade e atendimento

O Grupo Visão Exata atua no ramo óptico desde 1974, com filiais em Palotina e Marechal Cândido Rondon.  Em 2004 o grupo passou a atuar no segmento de relojoaria inaugurando a segunda loja em Palotina.  A empresa conta com mais de 30 colaboradores, mantendo laboratórios próprios, equipados com tecnologia de ponta, além de distribuidor de lentes. Mais recentemente o Grupo Visão Exata passou a disponibilizar seus produtos com o e-commerce atendendo em todo o Brasil por meio do site www.visaoexata.com.br.  

Toda essa evolução, segundo Albertinho, foi em decorrência de muito trabalho, mas também de um planejamento organizado.  “Um dos motivos pelos quais nosso grupo deu certo foi sempre buscar excelência de qualidade em atendimento e serviços”, disse.

Ainda segundo ele, as metas traçadas para os colaboradores são sempre mensuráveis e alcançáveis. “Quando superamos nossas metas comemoramos junto com a equipe. Isso nos motiva no dia a dia da empresa a querer sempre mais”, pontua.

 

RECEITAS DE SUCESSO

  • Planeje metas mensuráveis e alcançáveis
  • Comemore com a equipe as metas superadas
  • Mantenha a excelência dos produtos e serviços

 

Colocar no comando das estratégias, profissionais bem preparados

Formado em Direito e com especializações em Gestão Estratégica de Empresas e Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica no Setor Farmacêutico, Eder também participou de programas de Desenvolvimento de Dirigentes Avançado – PDDA e STC Executivo (Skills, Tools and Competencies) pela Fundação Dom Cabral e Kellogg School of Management, nos Estados Unidos.

Eder atua na Prati Donaduzzi há 13 anos. A empresa é destaque na produção de medicamentos genéricos e maior fornecedora para órgãos públicos no Brasil.

Ancorado pela missão, visão e valores da Prati Donaduzzi, o vice-presidente da empresa toledense, Eder Maffissoni, revelou durante a sua apresentação como estes alicerces mobilizam ações dentro da corporação. A Prati coleciona títulos de primeiros lugares em diferentes categoriais em âmbito nacional. É hoje a empresa mais rentável do setor no Brasil, com faturamento bruto anual de 4,32 bilhões de reais.

Os resultados têm melhorado ano após ano graças a um planejamento bem elaborado. “Colocamos à frente das estratégias, profissionais bem preparados. Afinal, acreditamos que o sucesso da empresa está balizado no potencial dos nossos colaboradores”, destacou. Por causa do planejamento antecipado, segundo Eder, a Prati preparou-se para a crise política e financeira, aproveitando o momento de retração para crescer. “Agora é hora de investir, mas isso só será possível porque houve planejamento”, confirma.

 

RECEITAS DE SUCESSO

  • Nosso planejamento está alicerçado nas pessoas. Coloque profissionais capacitados para definir as estratégias da empresa
  •  Preparamo-nos para os impactos da crise econômica, porque nos antecipamos a ela. Planeje suas ações baseando-se no futuro
  • Nosso sucesso está em nossa missão: prover saúde e bem estar. Tenha uma missão para a sua empresa e siga-a sempre

 


Notícias Relacionadas

TOP