Juiz Sérgio Decker fala sobre Cidadania aos alunos do sexto ano

9 Ago 2018

O conceito de cidadania surgiu na Grécia Antiga. Etimologicamente a palavra se originou do latim civitas, que significa literalmente "cidade", pois estava diretamente relacionada com as pessoas dos centros urbanos. A partir do século XVIII, com influência dos ideais iluministas e do liberalismo econômico e político, novos entendimentos foram relacionados ao conceito, assemelhando-se ao modelo contemporâneo. Basicamente cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais.

A partir deste embasamento histórico, o juiz de direito da vara civil de Palotina, Dr. Sérgio Decker, contextualizou sua fala sobre cidadania aos alunos do 6° ano do colégio estadual Santo Agostinho. A atividade aconteceu na tarde desta quarta-feira (dia 08) no Fórum de Palotina.

O juiz falou sobre cidadania e respondeu perguntas dos adolescentes sobre questões relacionadas ao tema. Após a palestra apresentou aos estudantes o Fórum de Palotina.

“Fiquei bastante surpreendido com o conhecimento teórico que os alunos já obtinham. É muito importante que eles saibam dos seus direitos e deveres e que não compreendam a política como algo feio e nojento, mas como algo necessário para uma condução harmoniosa da sociedade”, reflete.

Projeto Semeando Cidadania

Este é o quarto encontro do projeto “Semeando Cidadania” implantado para os alunos do 6° ano do colégio Santo Agostinho. A ideia surgiu entre professores da Uespar Facitec, que têm como objetivo resgatar e vivenciar a cidadania, os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira da criança, do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacífica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.

Em parceria com a OAB Sebseção de Palotina e Colégio Estadual Santo Agostinho, as professoras Lacy Maria Riedi, Eliane Maria Cabral Beck, Ediana Maria Noatto Beladelli e Daiane Acco Rossarola Becker estão conduzindo atividades com a turma, que iniciou no mês de maio e encerram em novembro.

Nesta quarta etapa do projeto, a atividade contou com a participação do juiz de direito da vara civil, Sérgio Decker; da juíza de direito da vara criminal, Dra. Maria Tereza Thomaz; do presidente da OAB Subseção Palotina, Cleverton Cremonese; da diretora acadêmica da Uespar Facitec, Lacy Maria Riedi e das professoras Eliane Maria Cabral Beck, Ediana Noatto Beladelli e Márcia Testa. Os alunos receberam o auxílio da Secretaria de Educação para a condução até o local.


Notícias Relacionadas

 

Ver todas as notícias relacioandas
TOP