Aprendendo a ser empreendedor

Sou um empreendedor nato ou preciso desenvolver as características para me tornar um? Qual o melhor momento para abandonar o emprego e investir no próprio negócio?

Perguntas como estas inquietam muitos jovens, principalmente os que cursam Administração. Infelizmente as respostas não estão prontas e nem são simples de serem respondidas.

Para facilitar a escolha e decisão dos acadêmicos, o curso de Administração da Uespar possui em sua matriz curricular a disciplina de Tópicos Especiais, na qual os alunos são colocados frente a frente com profissionais de diferentes ramos do setor público e privado. Em sua maioria, empresários e líderes de empresas conceituadas de Palotina e região que trazem para a sala de aula experiências positivas e negativas de seus empreendimentos. Este ano os estudantes do quarto ano de Administração assistiram apresentações de empresários do ramo de farmácia, funerária, contabilidade, indústria, setor público e outros.

“Esta atividade permite que os alunos tenham uma percepção da realidade e entendam que nem toda ideia é uma oportunidade, isso porque os empresários trazem experiências reais dos seus negócios, evitando que os novos empreendedores cometam os mesmos erros de quem já passou por esta etapa”, explica o professor das disciplinas de Empreendedorismo e Tópicos Especiais da Uespar, Maurício Luis dos Santos.

São os próprios estudantes que escolhem e convidam estes profissionais para ministrarem o workshop, o que possibilita ainda ampliar suas redes de contato e conhecimento sobre diferentes assuntos.