Aluna de Artes apresenta a cultura japonesa aos estudantes do colégio Costa e Silva de Terra Roxa

Vestida de Lolita, Mariane Deolinda Cavalli, acadêmica do 2° ano do curso de Artes Visuais da Uespar Facitec envolveu os alunos do colégio Costa e Silva de Terra Roxa numa verdadeira aula sobre a cultura nipônica. O visual da acadêmica tem influência da moda europeia Rococó e da era Vitoriana do século XIX. É inspirada na cultura japonesa do ‘kawaii’ (fofo ou adorável), e envolve tudo o que é doce, feminino e por vezes, antiquado.

A oficina foi realizada no dia 26 de setembro e reuniu alunos do ensino fundamental do período da manhã e tarde. O objetivo da atividade foi apresentar aspectos relacionados à cultura e arte japonesa. Para isso, foram exaltadas obras de arte de artistas japoneses, músicas orientais, incluindo KPop e JRock. Além disso, a aluna falou sobre os Mangas e juntos fizeram análises dos traços e criação de mangás.

A oficina faz parte do projeto de iniciação científica, intitulado como: Literatura, arte e música: a cultura japonesa sob a ótica artística, orientado pela professora Jessica Vescovi.