IMERSÃO BILÍNGUE

No Colégio Terra, iniciamos em 2020 o programação de imersão bilíngue por meio do programa Pearson, agora PGS, com 01(uma hora) diária de inglês, que desenvolve por meio de brincadeiras e espaços lúdicos, a língua inglesa, tornando nossos alunos bilíngues no futuro.

Existem vários motivos pelos quais optamos por implementar um programa de imersão bilíngue. Aqui citamos alguns exemplos:

1. Melhora da proficiência linguística: A exposição constante ao idioma durante a imersão bilíngue pode melhorar a fluência e a compreensão do idioma-alvo para os alunos.

2. Desenvolvimento cognitivo: A imersão bilíngue pode promover o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois é preciso processar informações em dois idiomas diferentes.

3. Preparação para um mundo globalizado: A imersão bilíngue pode ajudar a preparar os alunos para um mundo cada vez mais globalizado, onde a habilidade de se comunicar em mais de um idioma é cada vez mais valorizada.

4. Aumento da empregabilidade: A fluência em mais de um idioma pode aumentar as chances de empregabilidade dos alunos no futuro, especialmente em áreas como negócios internacionais, turismo e relações internacionais.

5. Melhoria das habilidades sociais: A imersão bilíngue pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades sociais, como a capacidade de se comunicar efetivamente com pessoas de diferentes culturas e origens linguísticas.

6. Valorização da diversidade: A imersão bilíngue pode ajudar a promover a valorização da diversidade cultural e linguística, bem como a compreensão e o respeito pelas diferenças.

7. Maior acesso a informações: A capacidade de ler, escrever e compreender textos em mais de um idioma pode abrir portas para mais informações e conhecimento em várias áreas, incluindo ciência, tecnologia, artes e literatura.

8. Melhoria do desempenho acadêmico: Alguns estudos sugerem que a imersão bilíngue pode melhorar o desempenho acadêmico dos alunos em áreas como leitura, escrita e matemática.