O curso de Licenciatura em PEDAGOGIA propõe formar um educador preparado no desenvolvimento do aluno, desde a criança, na idade mais tenra, na educação infantil, até o adulto. O profissional pedagogo é aquele que entende o processo do desenvolvimento infantil e é capaz de receber a criança quando esta inicia sua etapa na vida escolar. Pode atuar em todas as etapas da educação, desde o berçário até os cursos de pós-graduação. O Profissional da área da pedagogia também atua nos Núcleos de Educação para Jovens e Adultos. Além da formação em Pedagogia, há uma preocupação em desenvolver competências de gestão, planejamento e inter-relação entre todos os segmentos das escolas públicas e privadas, ou seja, um profissional que irá participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Duração: 4 anos
Subtotal da Carga Horária do Curso: 3.224 horas
Atividades Complementares: 200 horas
Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado: 800 horas
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso segue as competências definidas pelas diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, CNE/CP 01/2006, na qual o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:
a) Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
b) compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
c) fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização
na idade própria;
d) trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem
de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis
e modalidades do processo educativo;
e) reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
f) ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
g) relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos
didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
h) promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
i) identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
j) demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
l) desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional
e as demais áreas do conhecimento;
m) participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
n) participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
n) realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não- escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental- ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
o) utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
p) estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
MATRIZ CURRICULAR 2019
A estrutura curricular será seriado anual com tempo de integralização de 4 anos.
Ano
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Disciplinas
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CH
|
CH
Total
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TOTAL
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1º Ano
|
Literatura infantil – Teatro, cultura e performance
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2
|
72
|
72
|
Formas de Comunicação Humana
|
2
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72
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72
|
Metodologia científica
|
2
|
72
|
72
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Fundamentos Psicológicos da Educação
|
2
|
72
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72
|
Didática - Educação Infantil – Ens. Fund. E médio
|
2
|
72
|
72
|
Cultura, Sociedade e Meio Ambiente
|
2
|
72
|
72
|
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
|
2
|
72
|
72
|
Trabalho Pedagógico da Educação Infantil
|
2
|
72
|
72
|
Estágio Supervisionado I*
|
2
|
72
|
72
|
|
Projeto de Vida
|
2
|
72
|
72
|
|
Oficina de Psicomotricidade e Brincadeiras*
|
1
|
36
|
36
|
|
Prática de Estágio Supervisionado–Educação Infantil*
|
1
|
36
|
36
|
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TOTAL
|
|
792
|
792
|
|
|
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|
2º Ano
|
Libras
|
2
|
72
|
72
|
Trabalho Pedagógico – Ensino Fundamental.
|
2
|
72
|
72
|
História da Educação
|
2
|
72
|
72
|
Fundamentos Filosóficos da Educação
|
2
|
72
|
72
|
Met. de Língua Portuguesa e Arte
|
2
|
72
|
72
|
Fundamentos Hist. E Pol. da Educação Infantil
|
2
|
72
|
72
|
Estágio Supervisionado ll
|
4
|
144
|
144
|
Oficina de Contação de histórias
|
2
|
72
|
72
|
Prática de Estágio Supervisionado–Ensino Fundamental
|
2
|
72
|
72
|
TOTAL
|
|
720
|
720
|
|
|
|
|
|
|
Concepções norteadoras da Ed. Especial
|
2
|
72
|
72
|
3º Ano
|
Legislação do Ensino e Políticas Públicas
|
2
|
72
|
72
|
Organização do Trabalho pedagógico I
|
2
|
72
|
72
|
Psicologia das relações interpessoais e formação humana no espaço escolar
|
2
|
72
|
72
|
Trabalho Pedagógico no Ensino Médio Normal
|
2
|
72
|
72
|
Estágio Supervisionado III
|
2
|
72
|
72
|
O trabalho do pedagogo no espaço escolar
|
2
|
72
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72
|
Oficina de aplicação de Prática sobre a profissionalização docente*
|
2
|
72
|
72
|
Prática de estágio – O papel do pedagogo como cientista da Educação I*
|
2
|
72
|
72
|
Met. do Ensino da Matemática e da Ed. Física
|
2
|
72
|
72
|
TOTAL
|
|
720
|
720
|
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|
4º Ano
|
Organização do trabalho pedagógico II
|
2
|
72
|
72
|
Metodologia da Pesquisa
|
2
|
72
|
72
|
Gestão Escolar
|
2
|
72
|
72
|
Fund. Hist. e Pol. Da Formação Docente no Brasil
|
2
|
72
|
72
|
Trabalho Pedagógico no Ensino Profissionalizante
|
2
|
72
|
72
|
Estágio Supervisionado IV
|
4
|
144
|
144
|
Oficina de Estágio- O papel do pedagogo como cientista da Educação II – produção do Artigo*
|
4
|
144
|
144
|
Prática de Estágio – O papel do pedagogo como cientista da Educação II
|
2
|
72
|
72
|
Metodologia de Geografia e História
|
2
|
72
|
72
|
|
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|
TOTAL
|
|
792
|
792
|
|
TOTAL GERAL
|
|
3024
|
3024
|
|
|
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|
Atividades Complementares
|
|
|
200
|
TOTAL GERAL
|
|
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3224
|
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
O egresso do curso de Pedagogia poderá atuar como professor na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 6º ano),no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Cursos de Formação Docente nível Médio e em Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar.
Além disso, o pedagogo poderá atuar nas áreas de gestão educacional, coordenação e supervisão pedagógica e na orientação educacional de processos educativos nos diferentes níveis da educação básica e em contextos educativos não-escolares.
REGIME DE APROVAÇÃO
A nota é obtida bimestralmente compreendendo provas e trabalhos escritos e de pesquisa, apresentação de seminários e artísticas, mapa conceitual, gráficos, entre outros. A atribuição dos pesos das avaliações é de competência do professor. Para a aprovação o acadêmico deverá obter média 7,0 (sete). Em relação à frequência, a legislação estabelece um mínimo de 75% (setenta e cinco) que deverá ser cumprido pelo acadêmico para fins de aprovação.
Atendida a exigência do mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e demais atividades, o(a) acadêmico(a) é considerado aprovado na disciplina quando obtiver média geral anual de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete inteiros). O(a) acadêmico(a) que obtiver média geral de aproveitamento igual ou maior a 4,0 (quatro inteiros) e menor que 7,0 (sete inteiros), deverá prestar exame final na respectiva disciplina. O(a) acadêmico(a) que tiver prestado exame final, para aprovação, deverá obter, no mínimo, média final igual ou superior a 6,0 (seis inteiros), resultante da média aritmética entre a média geral de aproveitamento da disciplina e o exame.
COORDENAÇÃO
Prof. Dra. Eliane Maria Cabral Beck
pedagogia@uespar.edu.br
Link do currículo lattes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774470A0
Portaria de Autorização nº104, publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de fevereiro de 2019. Disponível no link: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=26/02/2019&jornal=515&pagina=39&totalArquivos=60
Página adequada às normas exigidas pela LEI Nº 13.168, DE 6 DE OUTUBRO DE 2015.