GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL TECNÓLOGO | NOTURNO | 3 ANOS (novo)

Este profissional tem como principal responsabilidade aumentar e garantir a produtividade, reduzir os custos de produção e certificar a qualidade final de tudo o que é fabricado. Conhece as particularidades de cada etapa do trabalho, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares de funções administrativas, como aqueles destinados ao controle e à elaboração de balanços e inventários de bens e mercadorias.

Perfil do profissional

O profissional desta área tem como principal responsabilidade aumentar e garantir a produtividade, reduzir os custos de produção e certificar a qualidade final de tudo o que é fabricado. Ele conhece as particularidades de cada etapa do trabalho, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares de funções administrativas, como aqueles destinados ao controle e à elaboração de balanços e inventários de bens e mercadorias.

Profissão em alta

O oeste paranaense é uma região de grande propulsão da indústria brasileira, com destaque para os setores de alimentos, vestuário e acessórios. Representa um PIB Industrial de 15,7% e oferta 11,3% de empregos dentro das indústrias. “A opção por um curso desta natureza considerou principalmente o fato do mercado de trabalho na região ser composto basicamente por pequenas, médias e grandes indústrias. Em contrapartida, as mesmas empresas preocupam-se com uma política de adequação às mudanças nas estruturas econômicas e sociais decorrentes da globalização. Estas mudanças exigem profissionais que façam frente às demandas de melhoria da qualidade e aumento da competitividade”, destaca o diretor pedagógico da UESPAR/FACITEC, Edelar Bulegon.

Diferenciais do curso da UESPAR

“Reconhecemos a necessidade das empresas em contratar profissionais que saibam colocar em prática o aprendizado que obtiveram durante a faculdade. Para isso firmamos convênios de cooperação técnica com indústrias, de modo que os alunos possam treinar e executar suas atividades num ambiente real de trabalho”, explica o coordenador do curso, Edson Antônio Colle. Além disso, os alunos do curso terão à disposição um laboratório de simulação, onde poderão aprender a manusear os principais equipamentos da atividade. Outro grande diferencial do curso é a sua matriz curricular. “Na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) nos preocupamos em elaborar uma matriz coerente com as necessidades das indústrias de Palotina e das cidades vizinhas, com enfoque para as áreas de alimentos, agricultura e vestuário”, afirma Colle.

1° Ano

* Simulação de fabricação

Dra. Gláucia Medeiros
gestaodaproducao@uespar.edu.br

Portaria de Autorização nº 768, de 01 de dezembro de 2016, publicada no Diário Oficial no dia 02 de dezembro de 2016.